segunda-feira, 16 de maio de 2011

Primeira etapa do projeto: Quem somos?

          A construção da identidade é importante para integração entre o eu, o outro e nossos familiares, dessa forma, é essencial que as crianças percebam as igualdades e diferenças, assim como as mudanças ocorridas no meio em que vivemos, portanto enquanto educadoras propiciaremos situações de ajuda mútua e cooperação, estimulando a troca entre as crianças e o respeito as diferenças. Para isso, desenvolvemos algumas atividades que foram fundamentais para o desenvolvimento das crianças, abaixo estão algumas das atividades que foram realizadas:

A caixa surpresa: As crianças foram convidadas a ver o que havia dentro da caixa surpresa, afinal era algo especial, todas as crianças olharam o que havia dentro da caixa, até perceberem que havia um espelho na caixa, assim cada um se via.



Desenhando o corpo: A partir do momento que as crianças perceberam o corpo, as diferenças entre o eu e o outro, convidamos as mesmas a desenhar o corpo, seja no papel pardo, ou em uma folha...






Brincando com os bonecos: Foi feita uma roda, onde mostramos um boneco e uma boneca e o cuidado que devemos ter com o nosso corpo.










Confecção do livro: Algumas turmas confeccionaram um livro com suas preferências, outras fizeram questionaram com os pais para saber mais sobre as crianças.






Confecção do boneco: Uma das turmas confeccionou com as crianças um boneco, que será dado a cada uma delas.







Confecção do painel: Cada turma ficou responsável em fazer uma parte do painel.








Contação de história: Para finalizar o projeto, contamos a historia “Na Minha Escola Todo Mundo é Igual”








Com o fim da história questionamos as crianças se realmente todo mundo é igual, quais diferenças podemos perceber e que devemos respeitar as diferenças.

Nenhum comentário: